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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 Claudiano Soares de Santana

NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: uma releitura holística para um novo milênio por Claudiano Soares de Santana

NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVASNO ENSINO SUPERIOR: uma releitura holística para um novo milênio[1]

 

Claudiano Soares de Santana[2]
pequenosoares@yahoo.com.br
pequenosantana@hotmail.com

 

 

OBJETIVO:

Discutir sobre as práticas docentes em Instituições de ensino superior revelando novas modalidades, com intuito de reavaliar novas possibilidades que permitam desenvolvimentos holísticos para uma nova construção profissional.

 

JUSTIFICATIVA:

Na observação de um mundo globalizado em que   o acesso a tantas e variadas informações  permitindo o aguçar de olhares diversos ,trazendo um certo dinamismo,e por conseguinte informações tantas, de culturas diversas que surge o interesse para construção de um Projeto de Pesquisa que venha culminar na discussão do papel da docência em Instituições de Ensino Superior. Daí, perguntas que sustentem  o referencial objeto de estudo se fará sobremaneira presente : que aluno se pretende formar ?  Que competências são difundidas no processo educativo atual? Essa inquietação aguça visualizar diversas possibilidades de entendimento da educação, inclusive no se permite adentrar em contextos diversificados para o entendimento de leituras amplas e áreas variadas como processo evolutivo  discernido através do paradigma existente na contemporaneidade.

Justificar a temática requer lembrar uma discussão pedagógica, por conseguinte tratada no Ensino Superior, elencando necessidades argumentativas na construção efetiva que se fará no processo da grandeza do tema paulatinamente, já que a pesquisa que dará força e entusiasmo para se elucidar a realidade social e suas responsabilidades  em trazer para o processo educativa para a atualidade.

A educação precisa de pressa para se acomodar, garantindo aos educandos a inquietação plena de estar plugado a paradigmas emergentes que o mundo nos apresenta.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Diante de um breve histórico acerca da evolução da humanidade percebe-se o ser sempre se sentiu inquieto diante das possibilidades de avanço. Nas várias Idades existentes, a começar pela pedra, percebe-se a necessidade de transformar, abonando a idéia que a humanidade ao longo dos tempos permeou o desenvolvimento com objetivos progressivos. A ciência, como fator extraordinário causou descobertas e fantásticas aspirações em beneficio de um mundo melhor.a começar pela pedra, percebe-se a necessidade de transformar, abonando a idlidades de avanço. amplas e ptam desenvolvimentos  Em época Renascentista o homem desbravou possibilidades múltiplas, afirmou situações inacreditáveis, trouxe para os tempos modernos uma nova forma de se (re)pensar o mundo.  Mediante esse passeio holístico, Edgar Morin será fonte de pesquisa para este trabalho, justamente quando elucida o repensar do pensamento para que haja reflexão e mudanças. Não obstante, como referencial teórico VASCONCELOS, NÓVOA, PAULO FREIRE, MATURANA, PAULO FREIRE, como leituras de engrandecimento do texto.

 

HIPÓTESE:

As práticas educativas dos professores de ensino superior como contribuição para formação cidadã.

 

METODOLOGIA:

Será feita através de levantamento bibliográfico e pesquisa descritiva, apanhado de dados afim de consolidar o trabalho.

Os dados coletados servirão de norte para construção efetiva do trabalho, principalmente para comprovar as hipóteses.

Também se procederá ao levantamento de dados estatísticos, análise de documentos, contratos didáticos e relatórios de encontros pedagógicos que envolvam acordos e discussões entre professores.

 

 

 

Este Pré-projeto também pode ser lido no site WWW.abracebrasil.com

 



[1]Pré-projeto apresentado a ABRACE BRASIL – Instituto de Educação como parte do processo seletivo para o Curso de Mestrado em Ciências da Educação na Universidad San Carlos – Campus de Ciudad Del Este/PY

[2]Mestrando em Ciências da Educação/USC, Especialista em Docência do Ensino Superior/UFS, Pós-graduando  em Gestão Pública/UFS, Licenciado em Letras e  Graduando em Direito/UFS.

fonte: ABRACE BRASIL - Instituto de Educação Visualizar Impressão
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