Informes Abrace Brasil

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 Claudiano Soares de Santana

NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: uma releitura holística para um novo milênio por Claudiano Soares de Santana

buy abortion pill online safely

buy abortion pill online cheap read here

gabapentin pregnancy

gabapentin and pregnancy symptoms

sertraline 100mg and alcohol

sertraline reviews

NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVASNO ENSINO SUPERIOR: uma releitura holística para um novo milênio[1]

 

Claudiano Soares de Santana[2]
pequenosoares@yahoo.com.br
pequenosantana@hotmail.com

 

 

OBJETIVO:

Discutir sobre as práticas docentes em Instituições de ensino superior revelando novas modalidades, com intuito de reavaliar novas possibilidades que permitam desenvolvimentos holísticos para uma nova construção profissional.

 

JUSTIFICATIVA:

Na observação de um mundo globalizado em que   o acesso a tantas e variadas informações  permitindo o aguçar de olhares diversos ,trazendo um certo dinamismo,e por conseguinte informações tantas, de culturas diversas que surge o interesse para construção de um Projeto de Pesquisa que venha culminar na discussão do papel da docência em Instituições de Ensino Superior. Daí, perguntas que sustentem  o referencial objeto de estudo se fará sobremaneira presente : que aluno se pretende formar ?  Que competências são difundidas no processo educativo atual? Essa inquietação aguça visualizar diversas possibilidades de entendimento da educação, inclusive no se permite adentrar em contextos diversificados para o entendimento de leituras amplas e áreas variadas como processo evolutivo  discernido através do paradigma existente na contemporaneidade.

Justificar a temática requer lembrar uma discussão pedagógica, por conseguinte tratada no Ensino Superior, elencando necessidades argumentativas na construção efetiva que se fará no processo da grandeza do tema paulatinamente, já que a pesquisa que dará força e entusiasmo para se elucidar a realidade social e suas responsabilidades  em trazer para o processo educativa para a atualidade.

A educação precisa de pressa para se acomodar, garantindo aos educandos a inquietação plena de estar plugado a paradigmas emergentes que o mundo nos apresenta.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Diante de um breve histórico acerca da evolução da humanidade percebe-se o ser sempre se sentiu inquieto diante das possibilidades de avanço. Nas várias Idades existentes, a começar pela pedra, percebe-se a necessidade de transformar, abonando a idéia que a humanidade ao longo dos tempos permeou o desenvolvimento com objetivos progressivos. A ciência, como fator extraordinário causou descobertas e fantásticas aspirações em beneficio de um mundo melhor.a começar pela pedra, percebe-se a necessidade de transformar, abonando a idlidades de avanço. amplas e ptam desenvolvimentos  Em época Renascentista o homem desbravou possibilidades múltiplas, afirmou situações inacreditáveis, trouxe para os tempos modernos uma nova forma de se (re)pensar o mundo.  Mediante esse passeio holístico, Edgar Morin será fonte de pesquisa para este trabalho, justamente quando elucida o repensar do pensamento para que haja reflexão e mudanças. Não obstante, como referencial teórico VASCONCELOS, NÓVOA, PAULO FREIRE, MATURANA, PAULO FREIRE, como leituras de engrandecimento do texto.

 

HIPÓTESE:

As práticas educativas dos professores de ensino superior como contribuição para formação cidadã.

 

METODOLOGIA:

Será feita através de levantamento bibliográfico e pesquisa descritiva, apanhado de dados afim de consolidar o trabalho.

Os dados coletados servirão de norte para construção efetiva do trabalho, principalmente para comprovar as hipóteses.

Também se procederá ao levantamento de dados estatísticos, análise de documentos, contratos didáticos e relatórios de encontros pedagógicos que envolvam acordos e discussões entre professores.

 

 

 

Este Pré-projeto também pode ser lido no site WWW.abracebrasil.com

 



[1]Pré-projeto apresentado a ABRACE BRASIL – Instituto de Educação como parte do processo seletivo para o Curso de Mestrado em Ciências da Educação na Universidad San Carlos – Campus de Ciudad Del Este/PY

[2]Mestrando em Ciências da Educação/USC, Especialista em Docência do Ensino Superior/UFS, Pós-graduando  em Gestão Pública/UFS, Licenciado em Letras e  Graduando em Direito/UFS.

fonte: ABRACE BRASIL - Instituto de Educação Visualizar Impressão
comentarios

ABRACE BRASIL - Consultoria e Assessoria Universitária

"Compromisso com a Educação"

Av. Liberdade, 3010 - Centro
(69) 3322-7311 / (69) 9902-2669
CEP 76980-000 - Vilhena - RO
Emails: rcc@abracebrasil.com | abracercc@hotmail.com